Aprender para os novos tempos. Este é o conceito que alicerça a proposta pedagógica do Centro Educacional Luiz Valença.
Nossa escola está sempre em busca de um caminho que acompanhe as diversas mudanças do cotidiano. Para isso, a Escola Luiz Valença norteia o planejamento e a execução de atividades em seu dia-a-dia por meio de ações, como descobrir, inventar e construir. Ao incentivar essas atitudes, a escola consolida-se como um espaço de convivência, onde alunos, pais e educadores tornam-se indispensáveis para o processo educacional.
Nossa prática pedagógica se baseia em pilares essenciais, que funcionam como suportes no desenvolvimento do saber e da consciência individual e coletiva do aluno.
Na Educação Infantil as aprendizagens são construídas com ludicidade e interação, visto que temos a convicção da importância do brincar para o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos. Nesse entendimento, o acesso ao patrimônio cultural é mediado pelas experiências de produção e apreciação das múltiplas linguagens (literária, cênica, musical, matemática, entre outras), pautando-se em metodologias diversificadas e nos projetos de trabalho que valorizam o espírito investigativo, a curiosidade, a busca de novos saberes, a capacidade de argumentar e, sobretudo, a alegria de aprender.
O Ensino fundamental em suas séries iniciais proporciona ao docente aprendizagens significativas. A nossa prática pedagógica estrutura-se na criatividade no estudo, na pesquisa, na reflexão e principalmente no diálogo. Para tanto, proporcionamos aulas de música, aulas de ballet, aulas de judô, tudo isto com o objetivo de formar pessoas felizes e solidárias. As atividades propostas promovem a reflexão e a pesquisa, pois é no coletivo que as idéias são compartilhadas.
O Ensino Fundamental em suas séries finais permite-nos dar andamento aos trabalhos iniciados nas séries iniciais. Tendo como objetivo prepará-los para as exigentes expectativas da sociedade. Nesta etapa é necessária a amplitude no que se refere à formação dos alunos. Tudo, para que, nossos jovens estejam preparados para novos desafios e sejam capazes de proporcionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva em diferentes situações sociais.
A pesquisa os projetos interdisciplinares e a comparação de ideias permeiam a nossa prática de ensino objetivando prepará-los para que, de maneira adequada, passem para a fase seguinte de sua vida escolar: o Ensino Médio.
Develop a web page with Mobirise